O uso do portfólio na educação
O portfólio surge da necessidade construtivista de se fazer uma avaliação qualitativa e contínua que permitisse visualizar diversos momentos do processo de desenvolvimento do aprendiz.
O portfólio pode ter diversos formatos: blog, site, arquivo, painel, dependerá apenas das necessidades e propósitos do seu autor.
Dentre os diversos tipos, abordarei o portfólio de aprendizagem serve para registrar os trabalhos, organizar idéias, mostrando o processo de aprendizagem que é construído. Utilizado como ferramenta de avaliação eficaz, mostrando os avanços e soluções encontradas pelo autor do portfólio, visando melhorar a qualidade de ensino. Pode ser aliado na reflexão da prática, ou seja, por meio dele o aprendiz pode perceber os processos por qual passou e assim fazer uma auto-avaliação do seu trabalho.
Seldin (1991) refere-se ao portfólio dizendo; “é um documento personalizado que representa os objetivos e trabalhos específicos de seu autor.” Deve ser elaborado com originalidade, já que cada indivíduo aprende de maneira diferente, representando com identidade, com as características, gostos e percepções de quem o criou.
*Este texto foi escrito tendo como base os textos :
Texto 1 - o uso do portfólio, a reflexão e a avaliação
Texto 2 -O Portfólio como experiência inovadora na educação
O portfólio surge da necessidade construtivista de se fazer uma avaliação qualitativa e contínua que permitisse visualizar diversos momentos do processo de desenvolvimento do aprendiz.
O portfólio pode ter diversos formatos: blog, site, arquivo, painel, dependerá apenas das necessidades e propósitos do seu autor.
Dentre os diversos tipos, abordarei o portfólio de aprendizagem serve para registrar os trabalhos, organizar idéias, mostrando o processo de aprendizagem que é construído. Utilizado como ferramenta de avaliação eficaz, mostrando os avanços e soluções encontradas pelo autor do portfólio, visando melhorar a qualidade de ensino. Pode ser aliado na reflexão da prática, ou seja, por meio dele o aprendiz pode perceber os processos por qual passou e assim fazer uma auto-avaliação do seu trabalho.
Seldin (1991) refere-se ao portfólio dizendo; “é um documento personalizado que representa os objetivos e trabalhos específicos de seu autor.” Deve ser elaborado com originalidade, já que cada indivíduo aprende de maneira diferente, representando com identidade, com as características, gostos e percepções de quem o criou.
*Este texto foi escrito tendo como base os textos :
Texto 1 - o uso do portfólio, a reflexão e a avaliação
Texto 2 -O Portfólio como experiência inovadora na educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário