Pesquisar este blog

sábado, 29 de agosto de 2009

O papel da Filosofia na Educação

O que é Filosofia? Buscando o significado do termo Filosofia, significa amor à sabedoria. Assim, a professora Marilena Chaui cita em seu livro esta mesma pergunta e faz suas colocações sobre uma provável resposta “A decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido.” (CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2000. p.9,) Ou seja, é o processo de questionamento em busca do saber. Recorremos à Filosofia para justificar muitas coisas, uma delas é analisar os fundamentos da vida.
Qual é o verdadeiro sentido da Educação? Educação é também ensinar, mas o seu significado vai além desta definição, pois segundo Kuiava a “educação tem a ver com a ação, com a prática, trata-se de uma atividade intersubjetiva, social.” Educar não é apenas amestrar, é buscar artifícios para tirar do interior do educando o seu potencial para aprender. De acordo com as colocações do professor Vanderlei Carbonara “concebe-se, portanto, educação como processo permanente de desenvolvimento social.” Pois é através da educação que o aluno aprende a se socializar, viver em grupo, compreender o mundo, a si próprio e as transformações pela qual ele passa neste ambiente. Será que a Educação está seguindo o seu percurso? Compreendemos o seu verdadeiro sentido?Deve-se investir numa educação que forme a consciência crítica do ser humano, numa visão integral, já que a escola está atualmente assumindo diversos papéis ela necessita ensinar o educando não apenas os conteúdos, mas também a desenvolver a sua conduta, dando-lhe noção daquilo que é correto.
Surge então a importância da Filosofia para a Educação, segundo Aranha “o filósofo irá indagar a respeito de que homem se quer formar...”, transferindo a figura deste filósofo para educação nada mais é do que um professor que deve auxiliar na reflexão sobre o processo de Educação. É através da Filosofia que o professor poderá refletir e pensar sobre as suas atitudes, modificando o seu pensamento e a sua maneira de ensinar, sistematizando assim o processo de aprendizagem do aluno. É muito importante seguir algum tipo de Filosofia, mesmo que seja de vida, em primeiro lugar para pensar e avaliar o que foi feito e em segundo lugar para auxiliar nas decisões. Podemos dizer que o professor que segue algum tipo de Filosofia, tem uma atitude filosófica , porque ele se questiona, pergunta a ele próprio onde pretende chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Charqueadas, Rio grande do Sul, Brazil
Acadêmico do curso de Artes Visuais da UFRGS/EAD.